PPGSBio PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO LIVRAMENTO SAMPAIO DE ALMEIDA

DISCENTE : MARIA DO LIVRAMENTO SAMPAIO DE ALMEIDA
DATA : 21/12/2022
LOCAL: Universidade Federal de Roraima

TAXONOMIA DE ELMIDAE CURTIS, 1830 (COLEOPTERA:BYRRHOIDEA) NO ESTADO
DE RORAIMA, BRASIL

Não se aplica.

A classificação biológica é uma ferramenta antiga utilizada para agrupar os organismos, ela vem sendo melhorada ao longo dos anos e é utilizada por zoólogos no mundo todo. Contamos com a Sistemática para melhor entendimento da organização e classificação dos organismos. A Sistemática é uma das áreas mais abrangentes em Biologia, e o seu conceito é uma questão bastante discutida em relação a taxonomia, muitos estudiosos tratam essas áreas de forma equivalente, outros separam e alguns englobam a Taxonomia dentro da Sistemática, a definição mais aceita é a do paleontólogo G. G. Simpson (1961), que define a Sistemática como “O estudo científico da diversidade dos seres vivos e suas relações”, e a Taxonomia como “O estudo teórico das classificações, incluindo suas bases, princípios, procedimentos e regras”. Trataremos a Taxonomia como parte da sistemática, que se ocupa das regras e dos princípios a serem usados como resultado da análise Sistemática.
Insecta (os insetos) é a maior classe dentro do filo dos artrópodes (articulados), são encontrados em todos os ambientes, com formas terrestres e aquáticas (raramente marinhas) que impressionam pela diversidade de aparência e pelo número de indivíduos, porém acredita-se que há uma imensa parcela de espécies ainda desconhecidas para a ciência. Dentro dessa parcela, existem os insetos aquáticos e semiaquáticos, que habitam diversos corpos hídricos e possuem um número elevado de representantes.
A família Elmidae Curtis, 1830 é uma família de insetos aquáticos cosmopolita que possui duas subfamílias, Larainae e Elminae. Apesar de ocorrer no mundo todo, concentra sua maior diversidade na região Neotropical. No Brasil o conhecimento sobre Elmidae tem aumentado em todas as regiões, sendo que a maior parte dos trabalhos desenvolvidos está concentrado na região Amazônica, que por conta das suas características ambientais, têm elevado grau de diversidade de diversos grupos de insetos, principalmente os insetos aquáticos, pois essa região concentra inúmeros rios, lagos, cachoeiras entre outros.
Roraima é um estado situado dentro do bioma amazônico, que além de floresta amazônica, também possui características peculiares, como por exemplo sua flora semelhante a áreas de savana, um tipo de vegetação mais aberta e regionalmente chamado de lavrado, o que é um fator que o diferencia dos outros estados da Amazônia.

Externo à Instituição - ALBERTO MOREIRA DA SILVA NETO
Interna - 1213240 - LEILA BRAGA RIBEIRO