PPGSBio PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VALKIRIA DE SOUSA SILVA

DISCENTE : VALKIRIA DE SOUSA SILVA
DATA : 12/12/2023
LOCAL: Universidade Federal de Roraima

RELAÇÃO ENTRE MALÁRIA E MEIO AMBIENTE NA REGIÃO AMAZÔNICA

Malária. Saúde ambiental. Amazônia. Morfometria.

A malária é uma doença infecciosa que afeta mais de 200 milhões de pessoas no globo, causando mais de 400 mil mortes. No Brasil, é endêmica na região Amazônica, sendo responsável por 99% dos casos autóctones no país. Em Roraima, é endêmico em todos os 15 municípios, com um aumento crescente no número de notificações, sendo Boa Vista a responsável por notificar mais de 90% dos casos do estado. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo compreender a inter-relação entre o hospedeiro-ambiente-protozoário da malária em uma área endêmica do extremo norte do País. A modalidade de pesquisa escolhida foi observacional, perspectiva, abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva. A coleta ocorreu por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e epidemiológico e coleta de sangue para preparação de esfregaço sanguíneo de pacientes que procuraram atendimento no Pronto Atendimento Cosme e Silva no período de agosto de 2019 a março de 2021. Utilizou-se como especiais de inclusão ter entre 18 a 59 anos, ter residência permanente no município de Boa Vista e estar com suspeita de clínica de malária. Após a coleta, as amostras foram comprovadas em particularidades e fotografadas para determinação da parasitemia e morfometria. A amostra final caracterizou-se por 422 usuários com as respectivas respostas dos questionários e lâminas de esfregaço sanguíneo. O resultado foi categorizado em dois grupos: grupo Positivo (31,27%/n=132) e Negativo (68,72%/n=290) para a parasitemia. Os dados sociodemográficos não evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos quanto aos aspectos de gênero, faixa etária, nacionalidade, raça/cor e nível de escolaridade. Em ambos os grupos na zona Oeste de Boa Vista, com destaque para o bairro Senador Hélio Campos, foi o ambiente residencial mais relatado. Quando o ambiente laboral, as áreas de garimpo foram as mais relacionadas. Sobre a morfometria, foi possível determinar uma faixa de variação da área da hemácia e do trofozoíto. Assim, o presente estudo evidencia que os altos índices de malária notificados em Boa Vista estão associados à intervenção humana no meio ambiente por meio do extrativismo mineral no estado, intenso fluxo de pessoas entre as áreas de garimpo e a capital, além da recorrência da infecção que pode estar associada a falhas no diagnóstico, no tratamento e na prevenção.

Presidente - 2361054 - FABIANA NAKASHIMA
Externa ao Programa - 2065202 - JACKELINE DA COSTA MACIEL - nullInterna - 1213240 - LEILA BRAGA RIBEIRO
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA FERREIRA
Interno - 3013189 - WHALDENER ENDO