Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL MOREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : RAQUEL MOREIRA DOS SANTOS
DATA : 29/04/2024
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PROFEI (MESTRADO)

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES BILÍNGUES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR NAS ESCOLAS POLOS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR

Inclusão; Alunos surdos; Ensino Regular; Desafios e Estratégias dos professores Bilíngues.

A inclusão de alunos surdos no ensino regular requer um compromisso contínuo com práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis às necessidades individuais. Este trabalho tem como objetivo rastrear as estratégias utilizadas pelos professores bilíngues na inclusão de alunos surdos nas escolas pólos municipais de Boa Vista-RR. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa e será realizado nas quatro escolas pólos municipais de Boa Vista - RR. O grupo social será representado pelos 19 professores bilíngues, que lecionam nas escolas pólos do município de Boa Vista - RR. A coleta de dados ocorrerá por meio de uma entrevista semiestruturada com questões referentes ao perfil sociodemográfico dos professores bilíngues além de perguntas referentes a suas práticas profissionais em sala de aula na inclusão de alunos surdos. Foi realizado uma busca na literatura sobre as estratégias utilizadas pelos professores bilíngues, incluindo estratégias linguísticas, pedagógicas e Interdisciplinares. A análise dessas estratégias evidencia a importância da comunicação eficaz, do uso adequado da Língua de Sinais e da adaptação de materiais didáticos para atender às necessidades individuais dos alunos surdos. Além disso, a colaboração entre professores regulares e professores bilíngues é destacada como um fator necessário para o sucesso da inclusão. O presente estudo possibilitou contextualizar e rastrear na literatura as estratégias utilizadas por professores bilíngues para a inclusão de alunos Surdos no ensino regular.

Interno - 2358581 - FELIPE ALEIXO
Externo ao Programa - 2257142 - PAULO JEFERSON PILAR ARAUJO - nullInterna - 2719070 - SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO
Externa ao Programa - 1991171 - THAYSA OLIVEIRA BARBOSA - null
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 17:14