Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANEA ALVES MACHADO

DISCENTE : REJANEA ALVES MACHADO
DATA : 02/05/2024
LOCAL: Via chamada de vídeo (no horário local)

O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO COLABORATIVO: Estratégias utilizadas por professores para alunos com Síndrome de Down

Síndrome de Down. Tecnologia Assistiva. Ensino colaborativo. Educação Inclusiva.

Pessoas com Síndrome de Down (SD) costumam apresentar alterações globais do desenvolvimento, com diminuição das habilidades voltadas ao processo de aprendizagem. De todo modo, evidencia-se o potencial de aprendizagem dos alunos com SD, mesmo que em ritmos diferenciados e, por vezes, com a necessidade de inclusão de estratégias extras, tal como da Tecnologia Assistiva (TA). Para além, ao considerar a dimensão territorial do país, entende-se que o processo de inclusão do aluno com SD na escola regular deve levar em conta as especificidades de cada contexto e as demandas individuais dos alunos. Dito isto, esta pesquisa objetiva mapear as características do uso de TA no ensino colaborativo por professores que trabalham com alunos com SD em uma escola do município de Boa Vista -RR e, além disso, produzir um produto técnico como suporte para melhoria e/ou aperfeiçoamento do uso de TA. Para tanto, participarão do presente estudo de caso professores da rede de ensino municipal, que estejam atuando no ensino de, pelo menos, uma criança com SD. Isto ocorrerá por meio de três fontes de informação que serão analisadas de modo qualitativo: a) entrevista semi-estruturada com os professores; b) observação de ações com o aluno e análise de documentos produzidos pelos professores para as estratégias em TA; c) análise do resultado do uso de TA com o aluno. Por fim, espera-se que os produtos técnicos (artigo de revisão sobre a temática e cartilha em formato de e-book), a serem construídos, sirvam de subsídio tanto para os professores que já atuam na prática da Educação Especial quanto para os que ingressarão na área.

Externa à Instituição - APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO - UEM
Interna - 3144178 - KARLA COLARES VASCONCELOS
Interno - 3146092 - RAFAEL VILAS BOAS GARCIA
Notícia cadastrada em: 10/04/2024 16:41