Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA DOS SANTOS CAZUZA

DISCENTE : ERIKA DOS SANTOS CAZUZA
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Via chamada de vídeo (no horário de Boa Vista-RR)

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRECHE: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS SITUADAS NA CRECHE MUNICIPAL MARIA LUIZA DA CONCEIÇÃO SILVA / MANAUS (AM)

Inclusão; Creche; Práticas Docentes; Manaus.

A educação Inclusiva no Brasil está regulamentada por Lei, onde as escolas de ensino regular devem disponibilizar o acesso, permanência e qualidade de ensino para todos os estudantes, inclusive os com deficiência. Superando as dificuldades que limitam a aprendizagem, a socialização e a participação destes nos processos de ensino e aprendizagem desde o início de sua vida escolar. Implementar, portanto, a educação inclusiva nas unidades educacionais tem se tornado o compromisso fundamental. Tendo em vista que a sociedade brasileira se reconhece como igualitária e democrática. Observar diretamente os processos e práticas pedagógicas direcionadas às crianças público-alvo da Educação Infantil, principalmente às da fase creche se revela com significativa importância. Ainda que se identifique um significativo avanço afirmativo no que tange a implementação dos princípios da inclusão, considerando os marcos legais, bem como os pactos internacionais acerca da garantia de direitos das crianças, não se pode entender que as práticas pedagógicas direcionadas às crianças da fase creche são permanentes e imutáveis. Diante do exposto o objetivo de nosso projeto é analisar de forma abrangente a prática pedagógica direcionada às crianças de zero a três anos de idade que estão matriculadas em uma Creche Municipal da Cidade de Manaus, Estado do Amazonas. Para tanto, nos focalizamos também na avaliação da formação desses docentes e se as suas práticas estão sendo potencializadoras das interações destas crianças. Considerando que a creche é um primeiro espaço de transição da vivência doméstica para a vivência em comunidade da grande maioria das crianças que têm seu direito garantido de estarem matriculados neste ambiente, o que possibilita o desenvolvimento integral de suas identidades, cujos direitos à infância estão sendo devidamente respeitados. Metodologicamente estaremos observando a rotina da creche, a acolhida, bem como as experiências sugeridas às crianças de zero à três anos de forma que seja possível analisar como se dá o fazer pedagógico deste espaço, tendo em vista a educação inclusiva. Os resultados obtidos serão analisados e expostos para esta comunidade escolar em formato de minicurso. Visando proporcionar uma discussão em vistas de possibilitar uma avaliação geral das práticas, o que se pode melhorar, o que se pode mudar e o que pode permanecer. Levando-se em consideração as formas de propor experiências que atendam às crianças com foco na concretização da inclusão.

Interna - 3144178 - KARLA COLARES VASCONCELOS
Interno - 3058247 - MARCELO NAPUTANO