A FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O FORTALECIMENTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA /BONFIM-RR
Educação inclusiva. Formação de professores. Políticas Públicas Educacionais.
A pesquisa discutirá a importância de políticas públicas para formação continuada de docentes de
salas regulares articulando com práticas pedagógicas inclusivas. O projeto está vinculado à linha de pesquisa: Educаção Especial nа Perspectivа dа Educаção Inclusivа. O objetivo geral da pesquisa é analisar os obstáculos e desafios enfrentados pelos professores que atuam nas salas de aula regulares em face da ausência de salas de atendimento educacional especializado, observando as contribuições de uma cartilha explicativa sobre o funcionamento e a aplicabilidade do Plano Educacional Individualizado (PEI), articulada através de uma oficina de formação continuada para professores das salas regulares do município de Bonfim da Escola Municipal Indígena Dr. Eduardo Ribeiro visando capacitar os educadores em práticas inclusivas que atendam às necessidades específicas dos estudantes. Já quanto aos aspectos teóricos, fundamentou-se naqueles que discutem os conceitos de Educação Inclusiva, Formação de Professores e Políticas Públicas, com destaque para as contribuições de Bueno (1996), Rodrigues (2006), Carvalho (2008), Mazzaro (2011), Barcelos (2014), entre outros autores. Para orientar os procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem metodológica da pesquisa-ação, com as contribuições de Thiollent (2011). Para análise de dados usaremos a análise de conteúdo, pois considera-se mais adequada para o tipo de pesquisa definida e as finalidades de estudo, com as orientações de Bardin (2016). Dessa forma, o estudo tem como intencionalidade contribuir com ações práticas para a formação continuada dos professores, e pretende elaborar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado, promovendo reflexão dos docentes quanto à flexibilidade e adaptações de suas práticas pedagógicas, no tocante ao seu planejamento, assegurando um ensino dialógico com trocas de experiências entre os docentes, embasadas nas diretrizes da Educação Inclusiva, visando o aperfeiçoamento das suas práticas de ensino.